Módulo Terceiros

From Dolibarr ERP CRM Wiki
Jump to navigation Jump to search
Terceiros
Número/ID módulo 1
Doc. módulo usuario This page
Doc. módulo desarrollador Module Terceiros (developer)

Introdução

O módulo "Terceiros" permite que você gerencie entidades como clientes, clientes potenciais e / ou fornecedores (chamados Tiers). Este módulo é um pré-requisito para muitos outros módulos que se baseiam nestes conceitos (faturas, pedidos, contratos, propostas, etc. ...).

Terceiro significa qualquer cliente, cliente potencial ou fornecedor. Podem ser uma corporação / entidade comercial (por exemplo: uma LLC, uma associação comercial, etc.) ou uma pessoa física. Um contato, por outro lado, é um indivíduo: um representante da entidade comercial (por exemplo, o CEO ou qualquer outra pessoa de uma LLC, o gerente de vendas de um cliente comercial, presidente ou tesoureiro de uma associação, etc.) ou uma pessoa .

Dolibarr opera da mesma forma para terceiros e empresas. Além disso, para pessoas físicas, um "Contato" contém os mesmos recursos / informações que o objeto "Empresa".

Instalação

Este módulo está incluído na distribuição Dolibarr, portanto, não há necessidade de instalá-lo.

Configuração

Para usar este módulo, você deve primeiro habilitá-lo usando uma conta de administrador, através da opção de menu "Início - Configuração - Módulos / Aplicações".

Escolha a guia onde o módulo está listado. Em seguida, clique em "Ativar".

O módulo agora está ativado.

Se um ícone de engrenagem aparecer Cog circle.svg no final da linha do módulo, clique nele para acessar a página de configuração específica para o módulo. Uma descrição da configuração do módulo de terceiros está disponível na página Configuração do módulo de terceiros. Module Third Parties setup.

Criando um terceiro

Clique na guia 'Terceiros' e, nos menus 'Terceiros', escolha 'Novo Terceiro' ou 'Novo cliente potencial' ou 'Novo cliente' (Exemplo: Terceiros-> Terceiros-> Novo cliente). Insira as informações, nem todos os campos são obrigatórios.

Depois que o terceiro tiver sido criado, você pode adicionar notas e adicionar arquivos vinculados usando as guias correspondentes.

Modificar um terceiro

Vá para o menu de terceiros, clique no nome do terceiro para modificar.

Clique no botão "Modificar" (canto inferior direito). Digite todas as alterações.

Clique no botão "Salvar".

Deletar um terceiro

Vá para o cartão de terceiros e clique no botão "Excluir". Se um terceiro tiver objetos vinculados (faturas, contratos, pedidos, etc.), eles não podem ser excluídos.

Criar um contato

Existem várias maneiras de criar contatos / endereços

  • Vá ao menu Terceiros - Contatos / Endereços - Novo contato / endereço. Insira as informações (você não precisa preencher todos os campos). Isso criará um contato que não pode ser vinculado a terceiros.
  • Na terceira, vá até a aba cliente ou fornecedor e clique em “Criar contato”. Insira as informações solicitadas (você não precisa preencher todos os campos). Isso criará um contato vinculado ao terceiro.

Editar contato

Acesse o menu Terceiros - Contatos / Endereços - Lista, clique no contato a ser editado e selecione a ficha de registro ou informações pessoais.

Clique em "Modificar" (canto inferior direito).

Insira as alterações.

Clique em "Salvar".

Excluir contato

Vá para o contato e clique em 'Excluir'

Ciclo de vida / Regras de negócios

Um terceiro tem apenas dois estados: Ativo ou Inativo. Um terceiro excluído não muda seu estado, mas desaparece completamente do Dolibarr.

Você pode criar um ou mais contatos físicos ou endereços para terceiros (eles serão usados como contatos para enviar e-mails para propostas comerciais, pedidos de clientes, faturas de clientes, etc ...).