Módulo Faturas de Clientes

From Dolibarr ERP CRM Wiki
Jump to navigation Jump to search
Invoice
Numero/ID of module 30
User doc. of module This page
Developer doc. of module Module Customers Invoices (developer)

Introdução

O módulo de faturas de clientes pode ser usado para gerenciar faturas de clientes (criar, atualizar, excluir, listar). Cada fatura contém várias linhas de fatura. Este módulo também é usado para criar pagamentos em faturas e tem recursos para gerar documentos para cada fatura em um formato como PDF.

Faturas de fornecedores são gerenciadas no módulo de Faturas de fornecedores.

Instalação

Este módulo está incluído na distribuição Dolibarr, portanto, não há necessidade de instalá-lo.

Configuração

Para usar este módulo, você deve primeiro habilitá-lo usando uma conta de administrador, através da opção de menu "Início - Configuração - Módulos / Aplicações".

Escolha a guia onde o módulo está listado. Em seguida, clique em "Ativar".

O módulo agora está ativado.

Se um ícone de engrenagem aparecer Cog circle.svg no final da linha do módulo, clique nele para acessar a página de configuração específica para o módulo.


A página Configurações de fatura explica como configurar esse módulo.

Criar fatura

Não há contabilidade completa em Dolibarr, no momento. Portanto, você ainda deve usar um pacote de software de contabilidade de terceiros de sua escolha ou usar os serviços de um contador.

No entanto, o Dolibar pode criar faturas de clientes para todos os clientes que você criou anteriormente (consulte Módulo Terceiros).


Você pode criar uma fatura diretamente de um registro de cliente, de um comando incluído no estado "aceito" ou de um contrato de serviço.


Tipos de contas

Se você criar uma fatura a partir de um registro de cliente, poderá escolher 4 tipos de faturas:

  • A "fatura padrão"

Esta é uma conta padrão. Não há pré-requisitos.

  • A "fatura de substituição"

Uma fatura substituta pode refazer uma fatura em que haja erros e nada tenha sido feito antes de qualquer pagamento. Apenas uma fatura de substituição pode ser criada para cada fatura. Ao criar uma fatura de substituição R, você escolhe a fatura F que deseja substituir. Depois que R é criado, não é mais possível realizar ações em F, mesmo que o status da fatura de F não tenha mudado. Se a fatura de substituição R for excluída, a fatura F retomará seu estado original e continuará seu ciclo de vida. Se a fatura de substituição R for validada, o status da fatura de F vai automaticamente para abandonado. O ciclo de vida continua na nota fiscal R.

  • A "nota de crédito"

Você pode criar várias notas de crédito para uma fatura. Uma nota de crédito é uma fatura usada para corrigir (reduzir) uma fatura padrão. O valor de uma nota de crédito pode ser reembolsado ou você pode convertê-lo em um desconto para reduzir o valor devido por um cliente.

  • O "depósito da fatura"

Você pode criar quantos depósitos de fatura forem necessários. Eles serão então usados ​​para reduzir o valor de outras faturas.


Procedimento

Uma vez criada uma fatura (em modo de rascunho), você deve incluir, na fatura, produtos ou serviços já definidos no Dolibarr ou pode inserir diretamente o título, a taxa de IVA, o preço unitário. Para cada linha da fatura, você também pode definir um valor e, possivelmente, um desconto relativo (porcentagem).

Assim que a fatura estiver pronta, você precisa confirmá-la. Observe que esta operação é irreversível.

Ao lançar a fatura, um número de fatura é atribuído de acordo com o esquema de numeração que você escolheu na configuração do módulo Faturas.

Se um erro for detectado após a validação da fatura, ele fará uma fatura substituta ou uma nota de crédito.


Regra de cálculo de impostos

Selo de receita

  • SAlguns países (como a Tunísia) devem incluir um selo de receita (um valor fixo para cada fatura produzida). Uma lista de países e valores em questão são definidos na tabela do dicionário Table_llx_c_revenuestamp. Caso o país de sua empresa esteja incluído nesta lista, um novo campo “Selo da receita” aparecerá nas telas e documentos das notas fiscais.

Reduzir o valor total / manter o valor a pagar

É possível reduzir o valor total e / ou o saldo a pagar em uma fatura, mas deve-se fazer uma distinção entre desconto e redução, embora os dois termos estejam um tanto amalgamados em alguns lugares.

Redução

Uma 'redução' é uma redução relativa (porcentagem) do preço de venda de um ou mais produtos ou serviços detalhados na fatura. Esta redução deve ser definida linha a linha durante a edição da fatura e estar entre 0% e 100% (a porcentagem de desconto é então substituída pelas palavras disponível.

Desconto

Um 'desconto' é uma redução do preço total da fatura. Pode ser definido de duas formas dependendo ou não se está associado a outra cobrança, ou seja, referente a um pagamento já recebido ou não.

Desconto associado ao pagamento já recebido

Contas e pagamento de contas, pagamentos concedidos já recebidos, podem ser convertidos em redução futura (aliás, notamos o borramento de desconto e reduzido). Neste caso, a redução, uma vez atribuída à fatura atual através da seção Abatimentos, é mencionada na parte inferior do documento como uma referência aos adiantamentos em questão, que são obviamente o valor total da fatura para especificar o saldo devedor. Este desconto NÃO é mencionado como uma linha nos detalhes da fatura.

Não associado a uma entrega de pagamento já recebido

Também é possível definir um desconto que não esteja relacionado a um pagamento já recebido. Neste caso, aceda ao registo do cliente, separador cliente, e defina ou fixe os descontos (montante) ou relativo (percentagem) atribuídos a esse cliente e porquê (compensação por gesto comercial por atraso na entrega, etc.). Uma vez os abatimentos concedidos ao cliente, estes ficarão disponíveis no momento da edição de qualquer fatura do cliente, na rubrica descontos no topo. Ao contrário dos descontos consecutivos para pagamentos já recebidos, eles serão referidos como linhas negativas no detalhe da fatura e, assim, reduzir o valor total da mesma, antes de deduzir os pagamentos já cobrados. Mas esses descontos NÃO estão associados a uma fatura ou têm um depósito.

Resumo

Portanto, existem três possibilidades para reduzir o preço de uma fatura:

  • atribuir um percentual de redução em determinados produtos / serviços detalhados na fatura, o que definirá efetivamente um valor total inferior ao normalmente esperado.
  • atribuir ao cliente desconto global, não estiver associado ou tiver um pagamento de fatura, que será adicionado como uma linha de valor negativo reduzirá o 'valor total' da fatura.
  • Use uma 'nota de crédito ou depósito' transformada em futuras reduções de pagamentos antecipados recebidos, reduzindo assim o 'saldo a pagar', mas não o valor total da fatura.

Geração de PDF, impressão

Quando um documento é gerado, ele é gerado de acordo com o desenho escolhido a partir de uma lista selecionada na Tela Inicial - Configuração - Módulos - Nota Fiscal.

Se você quiser que o PDF inclua o número da conta bancária ou endereço para pagamento em cheque (ou ambos), faça o seguinte:

  1. Ative o módulo Banco / Caixa.
  2. Crie a conta bancária da sua empresa.
  3. Configure o Módulo de Faturas de Clientes acessando o menu Configuração - Módulos - Faturas de clientes e selecione na área "Modos de pagamento", a conta criada na etapa 2 ou o endereço a ser usado para pagamentos em cheque e valide clicando em "Botão Modificar"..

Agora você pode regenerar sua fatura, você verá o número do banco ou endereço para usar para pagamento em cheque.

Insira os pagamentos

Os pagamentos podem ser feitos apenas em faturas validadas.

Se uma nota de crédito estiver disponível, você pode usá-la para reduzir o restante a pagar.

Fechar fatura

Uma fatura pode ser validada definitivamente classificada no estado:

  • Pago (se a soma dos pagamentos for maior ou igual ao valor reclamado).
  • Parcialmente pago (se a soma dos pagamentos for superior a 0, mas estritamente inferior ao valor reclamado).
  • Abandonado (se nenhum pagamento tiver ocorrido).

Exportar fatura

Dolibarr fornece uma ferramenta genérica para exportar os dados de suas faturas. Para isso, você deve usar o assistente de Exportação que pode ser encontrado no menu Ferramentas - Nova exportação (se o Module Exports estiver habilitado).

Veja a página Module Exports para mais informações.

Faturas pré-definidas

No Dolibarr, uma fatura designada como pré-definida é simplesmente uma fatura que reutilizaremos a maior parte dos dados para emitir faturas adicionais com base nessas informações, economizando tempo para criar uma nova fatura.

No caso de execução de contratos, as faturas podem ser definidas predefinidas, correspondendo aos elementos recorrentes do contrato. Isto é muito interessante. A única desvantagem é que o período especificado para cada elemento da conta resultante cobre todo o período do contrato. Deve estar relacionado ao mês de faturamento.

Vídeos relacionados

Vídeo sobre faturamento e pagamentos de fatura do cliente

Faturas recorrentes


Exemplos de casos de uso

Depositos

UCIN01: Recepção de um depósito antes da fatura final
Situação Recepção de um depósito antes da fatura final
Ação Eu inseri uma fatura de depósito para o valor recebido (e não para o valor total a pagar). Eu insiro o pagamento recebido. Então eu converto essa fatura em uma redução futura.

Depois, crio a fatura completa (mas também posso fazer antes do depósito). Eu adiciono na fatura completa a redução. Isso reduz o restante a pagar. Eu envio ou reenvio toda a fatura gerada indicando que um depósito foi recebido.

 

Faturamento e pagamentos

UCIN02: Faturamento e pagamento integral
Situação Criei uma fatura. Eu recebo o pagamento integral.
Ação Eu retiro todo o pagamento da fatura. O saldo vai para 0. Posso classificar as faturas pagas.
UCIN03: Faturamento e pagamento mais alto recebidos
Situação Criei uma fatura. Recebo um pagamento que excede o valor reclamado.
Ação Eu insiro o valor recebido. Fechei a conta para o estado pagar. Eu criei um dos pagamentos indevidos.
UCIN04: Faturamento e pagamento integral e produto devolvido
Situação Criei uma fatura. Eu recebo o pagamento integral. Entrei e o saldo passa a 0. Fechei a conta para o estado pagar. Posteriormente, recebi uma devolução de produto devido a desistência legal.
Ação Crio uma fatura com o tipo "nota de crédito" para corrigir a fatura original.

Este crédito pode ser convertido para reduzir a próxima fatura ou dinheiro devolvido.

UCIN05: Faturamento e pagamento integral e em erro de produto detectado
Situação Criei uma fatura. Eu recebo o pagamento integral. Entrei e o saldo passa a 0. Fechei a conta para o estado pagar. Mais tarde, descobri um erro no produto.
Ação Crio uma fatura com o tipo "nota de crédito" para corrigir a fatura original.

Eu converto esta nota de crédito em desconto. Eu crio uma nova fatura com o produto correto. Estou entrando para ter essa nova conta. Eventualmente, se eu usar o estoque, corrigi o estoque em mãos.

UCIN06: Faturamento e pagamento por adiantamento parcial (desconto)
Situação Criei uma fatura. Recebo um pagamento do valor da fatura menos um desconto concedido por pagamento antecipado.
Ação Recebi antes do pagamento do valor recebido. Arquivei as contas pagas e em parte porque a informação “Falta é um desconto.
UCIN07: Faturamento e pagamento, parcial ou sem devolução e, em seguida, esperar e defeito do produto ou correção de erro tolerável
Situação Criei uma fatura. Se eu receber um pagamento parcial, eu sei. Recebo devolução de alguns produtos (Revogação de cliente) ou não fico mais centavos faltando. Opcionalmente, o cliente aguarda um crédito para pagar a fatura atrasada.
Ação Enviei um crédito na conta. Eu mando o crédito. Então tenho que converter essa redução para o cliente. Conheço eventualmente o resultado dos pagamentos recebidos. Eventualmente, incluo a lista de faturas de pagamentos (caso contrário, será incluída em outra fatura). Eu preencho a conta no estado Pago.
UCIN08: Faturamento e pagamento parcial por calote
Situação Criei uma fatura. Recebo um pagamento parcial, eu sei. Depois de uma longa espera, depois que o pagamento for recebido, abandone todas as esperanças.
Ação Eu preencho a fatura no estado Informação parcial paga e o motivo do mau pagador.
UCIN09: Faturamento e não recebeu pagamento por calote
Situação Criei uma fatura. Depois de uma longa espera, após o pagamento ser recebido, não abandone todas as esperanças.
Ação Entrego a conta no estado Abandonado e informa o motivo do mau pagador.

 

Resolvendo erros de faturamento

UCIN00: Erro no conteúdo de uma fatura detectado após a validação.
Situação Criei uma fatura. Eu valido. Percebo o erro no conteúdo (quantidade, descrição) após a validação (ver caso de uso UCIN10 em erro no cliente).
Ação Fecho a fatura como abandonada com o comentário 'Outro' (não é necessário, pois isso será feito automaticamente na próxima etapa). Eu crio uma nova fatura escolhendo a fatura de substituição e selecionando a fatura a ser substituída.
UCIN10a: Erro detectado no cliente após a validação, mas antes do pagamento
Situação Criei uma fatura. Eu valido. Percebi que a fatura foi criada no cliente errado.
Ação Eu preencho a conta caída no chão 'Outro' e eu preencho o terreno "antes da falha no cliente ruim". Criei uma nova fatura para o cliente certo.
UCIN10b: Erro no cliente (ou fatura antes de 2 vezes) detectado após o envio da fatura, mas antes do pagamento
Situação Criei uma fatura. Eu valido e envio ao cliente. Percebi que a fatura foi criada no cliente errado ou trata-se de uma fatura duplicada já enviada.
Ação Eu crio uma fatura de crédito que ainda não pagou o valor exatamente oposto. Tenho que converter o desconto. A fatura foi considerada "tratada", posso enviá-la ao cliente se desejar. Retornei na fatura do cartão por engano e aplico o desconto após ter. No dia torna-se zero e eu pago em toda a classe (ganho de 0). Que o cliente não tenha recebido nem a fatura original, esta última foi cancelada e encerrada a crédito. Reprocessei a fatura para o cliente certo.
UCIN10c: Erro na ortografia do cliente detectado após o pagamento
Situação Criei uma fatura para o cliente X. Validei-a. Eu adiciono os pagamentos e defino as contas pagas. Percebi que a fatura foi criada com a grafia errada e o cliente me pergunta sobre a nota de crédito (para o antigo nome X e uma fatura para o novo nome Y).
Ação Crio uma nota de crédito com todas as linhas ao contrário. Eu transformo em redução. A nota de crédito agora é "usada" para o cliente X. Edito o registro do cliente para corrigir X em Y. Crio a nova fatura no novo cliente Y incluindo todas as linhas. Eu valido. Eu incluo a nota de crédito. O saldo então vai para 0 (nenhum de). Posso classificar a nova fatura paga sem recurso a outros regulamentos (o cliente já pagou).

 

Faturas pré-definidas

UCRIN01: Criação de uma fatura predefinida
Situação Eu quero criar uma fatura predefinida
Ação Não é possível criar uma fatura recorrente diretamente. Deve ser um rascunho de fatura padrão que é posteriormente convertido. Portanto, dê uma olhada no próximo caso de uso.


UCRIN02: Transformação de uma fatura em uma fatura recorrente'
Situação Transformação de uma fatura em uma fatura recorrente
Ação Eu abro ou crio um rascunho de fatura. Clico em " 'Converter para predefinido' ". Eu insiro um título (por exemplo, "Última atualização trimestral") e, possivelmente, uma nota, que pode ser uma explicação do motivo da repetição deste projeto de lei. Minha conta agora é uma fatura recorrente. Isso ficará visível apenas se eu solicitar a exibição de faturas recorrentes ou criar uma nova fatura.
UCRIN03: Usando uma fatura predefinida para criar uma nova fatura
Situação Usando uma fatura predefinida para criar uma nova fatura
Ação Eu crio uma nova fatura ("Criar fatura") e estou usando a caixa de seleção na parte inferior da página para selecionar o Faturamento recorrente que desejo usar como modelo (modelo). Minha nova fatura é pré-preenchida, as modificações são menores.