Utilização geral do Dolibarr


Iniciando o programa

Para começar, inicie o aplicativo clicando no ícone instalado em sua área de trabalho pelo pacote de instalação ou digitando o URL apropriado em seu navegador (o URL pode ser no formato http://localhost/dolibarr/ para instalação local, mas pode ser diferente no caso de uma instalação manual, nesse caso dependerá da configuração do seu servidor Web).

Após iniciar o aplicativo, você deverá ver a página de login com pelo menos 2 campos:

  • Login: o login do usuário para se conectar. Se este for o primeiro uso, é o usuário inserido na última etapa da instalação (por exemplo, admin). Também pode ser o e-mail do usuário.
  • Senha: a senha do usuário para se conectar. Se este for um primeiro uso, é a senha inserida na última etapa da instalação (por exemplo, admin)

Página Inicial

Uma vez conectado, você verá a página inicial. Ele contém barras de menu (uma barra horizontal e uma barra vertical) e mais informações no centro:

  • Um widget lembrando sua conta de login e a data do último acesso.
  • Um widget de estatísticas relacionadas a todos os módulos ativados.
  • Um widget mostrando a tabela de 'tarefas' (tabela contendo informações das tarefas a serem realizadas e tarefas atrasadas). Um clima resume tudo.
  • Na parte inferior, podem existir outros widgets de informações. A lista depende dos widgets ativados, os quais podem ser acessados através do menu Início-> Configuração-> Widgets.
 
Página inicial do Dolibarr

Utilizando os menus

Cada menu na barra horizontal está relacionado a um módulo. Quando um módulo é ativado, seu menu associado aparece na barra de menu horizontal. A entrada de menu de um módulo não aparece nos menus até que o módulo seja ativado. Para ativar um módulo, consulte a página Configuração Inicial.

Para usar um módulo, clique no menu associado ao módulo, um menu aparece na barra vertical para realizar várias tarefas relacionadas a esse módulo.

Por exemplo, para listar os produtos em estoque (função fornecida pelos módulos Produtos e Estoque), clique no menu Produtos / Serviços:

 
Acesso ao módulo de produtos e estoque

Assim que um menu superior for selecionado, um menu esquerdo aparecerá com várias tarefas relacionadas ao módulo ativado.

Por exemplo, o menu que você pode ver assim que o menu superior Produtos / Serviços for selecionado:

 
Lateral menu of the Product module

Observe que a organização dos menus depende da escolha do gerenciador de menus configurado em Início -> Configuração -> Menus.

Objetos

Objetos são termos genéricos para falar sobre registros gerenciados pelo aplicativo. Pode ser, por exemplo: um cliente, um fornecedor, uma fatura, um pedido, uma proposta, um evento da agenda, um usuário, ...

Cada objeto é gerenciado por um módulo Dolibarr. Dependendo do módulo que você habilitou ou não, alguns objetos podem ou não aparecer no aplicativo. A política da Dolibarr é usar uma maneira comum de trabalhar para cada módulo ou objeto gerenciado. Portanto, para cada objeto, você encontrará uma entrada de menu para Criar (o menu é chamado de "Novo Objeto") e uma entrada de menu para listar todos os objetos (o menu é chamado de "Lista"). Em seguida, clicando em um objeto encontrado em uma lista, você pode ler todas as propriedades do objeto organizadas em várias guias. Um botão "Modificar" é visível para o usuário com permissão para editar o objeto.

Por exemplo, esta é uma visualização do menu esquerdo para gerenciar terceiros e cartão de um terceiro selecionado (Clique para ampliar):

 
Third party card

Além disso, na visualização de lista (clicando no menu "Lista" nos menus verticais), um símbolo de status / sinalização aparecerá na última coluna da lista de objetos. O símbolo / sinalização varia de acordo com o status do objeto dentro do fluxo de trabalho. O símbolo / sinalização de status depende do objeto e de suas opções definidas na configuração do módulo dedicado ao gerenciamento de objetos. A definição atual e o símbolo / sinalização de status são (com o tema padrão "eldy") :

  •   Status de rascunho - o objeto ainda não foi validado (cor branca, nenhuma ação pode ser executada no objeto)
  •   Status validado - o objeto está validado e algumas ações são esperadas no objeto (cor amarela).
  •   Status mais avançado do que Validado - Algumas ações foram executadas no objeto, mas ainda algumas ações são esperadas nele (a cor é parcialmente amarela)
  •   Status processado, ativo ou habilitado - Nenhuma ação particular é esperada mais para o objeto, embora algum evento ainda possa ocorrer (cor verde, significa que tudo está ok atualmente)
  •   Status cancelado - nenhuma ação específica pode ocorrer para este objeto (cor branca com cruz, branco significa "nenhuma ação pode ser realizada" e a cruz significa "mais")
  •   Status de erro - este status significa que há um problema crítico a ser corrigido para o objeto (cor vermelha significa erro)

Observe que com outros temas, o significado do status não será diferente, mas o código de cores pode mudar (por exemplo, um tema pode decidir que uma boa cor para o símbolo de cancelamento é "laranja" e não "branco cruzado".

Recursos

Cada recurso é fornecido por um módulo. Todos os módulos estão documentados na documentação do módulo. Para obter uma lista completa de módulos e sua documentação, consulte as seguintes páginas:

Pesquisa

Cada vez que você tiver um campo de pesquisa, a pesquisa será executada na referência, referência do cliente, descrição, terceiros e notas Também pode aceitar operadores como ">" ou "<" Você pode, por exemplo, pesquisar todas as contas com valor total superior a 1000 com a seguinte pesquisa "> 1000"